sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SETE MILHÕES PARA O SAMU




SAMU





      Mais de 7 milhões de reais são repassados a cada mês pelo Governo do Estado de SC para o SAMU. Dinheiro repassado para o gestor em São Paulo : Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) com sede na capital paulista.  O serviço do  SAMU passou a ser executado pela SPDM em agosto de 2012 quando o Estado transferiu a operacionalização e execução do órgão para a organização. 
 A operação foi considerada irregular pelo MP.
 A SPDM  continua sendo a gestora do SAMU-SC conforme determinação do desembargador João H. Blasi, atendendo solicitação da Procuradoria Geral do Estado.
 Mas o lamentável é que parece não existir um supervisor, ouvidor ou auditor que inspecione, fiscalize o atendimento e procedimentos efetuados pelo SAMU em todo o estado de Santa Catarina.
 Material, equipamentos e veículos em muitos casos estão em estado precário, obsoletos e até causando risco de acidentes. Sem falar em sabotagens, negligencia e incompetência de alguns profissionais, observados em várias operações daquele serviço de saúde que é de responsabilidade do estado.


**********






História da SPDM
Fundada em 1933, é dirigida por um Conselho Administrativo eleito pela sua Assembléia Geral, constituída pelos membros da antiga Congregação da Escola Paulista de Medicina, atual Conselho Universitário da UNIFESP, com a qual mantém estreita relação e o objetivo comum de servir ao ensino, à pesquisa e à assistência médica.
Nesses anos, desenvolveu atividades direta e indiretamente relacionadas à saúde em muitas cidades do País, destacando-se o projeto Parque Nacional do Xingu, diversas regiões do Amazonas e do Nordeste brasileiro.
Além de manter o Hospital São Paulo - Hospital Universitário da UNIFESP, a SPDM gerencia serviços e organizações de saúde de diversas instituições públicas, através de convênios ou contratos de gestão.
O Programa de Atenção Integral à Saúde da Família (PAIS) é responsável pela execução de programas de atenção à saúde da população em todos os níveis assistenciais. Contabilizando 495 mil famílias cadastradas e cerca de 4 milhões de visitas domiciliares, nos municipios de São Paulo, Diadema, Caraguatatuba, Mauá, Suzano e Rio de Janeiro. Recentemente, ampliou sua área de atuação, assumindo a gestão do SAMU no estado de santa Catarina.
A Rede de Unidades Afiliadas da SPDM oferece atendimento em todas as especialidades reconhecidas pela Associação Médica Brasileira. Atualmente gerencia 11 unidades hospitalares e 29 ambulatoriais construídas e equipadas pelo estado e por municípios, levando o que há de mais moderno em saúde para a população, além de ser um posto avançado de capacitação de recursos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário