sexta-feira, 2 de maio de 2014

FESTA da SANTA CRUZ




                                  VISITE A FESTA DA SANTA CRUZ







    O Milagre de São João Maria e o Santuário


“Um dia, como um fantasma, filho da própria floresta, aparecia um velho de barbas intensas, pés maltratados, dentro de alpercatas de couro cru, um barrete de pele de tigre na cabeça, uma sacola as costas, um velho livro de orações, um cajado na mão, curvado ao peso dos anos e das caminhadas longas, não dormia nas casas e para alimento cozia umas ervas... E o povo cercava e ouvia-lhe a palavra cheio de reverencias. Era este andante advindo dos rincões do Paraná. fazia previsões apocalípticas de pragas e de fins do mundo. Este misterioso homem era chamado pelo povo de “Profeta São João Maria de Agostinho”.


Em Lages, ele esteve por volta de 1862- muito antes da guerra do contestado. Pouco antes de sua partida trataram seus fiéis de levantar a cruz. Mas na hora de pregar o braço verificaram que não havia prego suficiente, muito grande para a madeira disponível. Então segundo a lenda, ocorreu um dos grandes milagres do monge. Ele falou: “saiam dois homens, caminhem por esta rua aqui e onde encontrarem um galpão, entrem. Lá estão quatro homens conversando junto ao fogo. Entrem e passem a mão sobre a “linha” no canto esquerdo de quem entra e lá encontraram o prego”.
Tudo foi feito e realmente o prego foi encontrado. O braço da cruz foi pregado e ainda hoje, quem quiser vê-lo é só observar a cruz que esta dentro da igreja (...). Deste dia em diante os devotos em grande quantidade vinham aos pés da mesma para rezar o santo rosário. (...). Entre 1870 a 1872 o Pe. Antonio de Carvalho, então vigário de Lages fez construir a primeira capela de santa cruz. Ficou nomeado zelador Lourenço dias Batista. A capelinha envelheceu, o telhado apodreceu e a cruz apareceu por cima da coberta, daí surgindo à lenda de que a cruz estava crescendo.
                                                  Clique na foto para amplia-la

Diante deste fato, e da precariedade da igreja, por ordem de alguém, a cruz foi levada para a catedral. Mas o povo não aceitou e protestou. Foi então que dom Daniel nomeou uma comissão que se encarregou da construção, no mesmo local da capela, de um templo dedicado santa cruz. Foi inaugurado em 17 de maio de 1931. Desde o inicio quando foi erguida a cruz, todos os anos festeja-se nos dias 1, 2 e 3 de maio a grandiosa e tradicional festa popular que culminava com uma grande procissão.
Severino Elisio Pontin (in memoriam)                            
             

ALMIRANTE SOARES FILHO-REVISTA VISÃO

                                                                    IMAGENS DA INTERNET


Um comentário:

  1. Muito boa história, me trouxe recordações maravilhosas da época que participava da festa, bem como dos tempos de coroinha. Agradeço ao amigo por me trazer tais lembranças através dessa publicação, juntamente com as ilustrações. Abraços meu caro amigo

    ResponderExcluir